"Azizi, o Presente Precioso" conta uma história de adoção inter-racial
Livro infantil assinado por Lucimar Rosa Dias, lançamento da Arole Cultural aborda o amor de uma família que une diferentes raças
Azizi, o Presente Precioso, de Lucimar Rosa Dias e ilustrações de Ana Luiza Maisonnave, é uma história de afeto e acolhimento inspirada em casos reais de adoção inter-racial. Um menino negro é adotado por um casal branco e na diferença de raças consolidam o amor e a cumplicidade desde o “nascimento” do garotinho na vida de sua mãe e seu pai.
Os vínculos afetivos se fortalecem justamente na origem distinta entre os pais e o filho. Com emoção e entusiasmo, Azizi pede repetidas vezes que ambos contem a história de sua chegada. "O presente precioso" tão esperado é a confirmação de que as noções de família vão muito além dos laços sanguíneos: Azizi é adotado, mas também adota seus pais que, juntos, vão encontrando nas delicadezas da vida o sentido de amar.
O novo livro da Arole Cultural marca a estreia do selo Bejiró, que passará a ilustrar os livros da editora voltados ao público infantil. A proposta do livro surgiu em dezembro de 2018, durante o lançamento de “Conhecendo os Orixás: de Exu a Oxalá”, o primeiro título infantil da Arole Cultural, quando a autora conheceu o editor Diego de Oxóssi.
“Há temas urgentes e sensíveis, como a adoção, que precisam ser tratados com xs pequenxs leitorxs e nós [da editora] queríamos muito publicar um livro assim. Quando conheci a proposta através da Lucimar isso se tornou ainda mais forte e logo de cara aceitamos o desafio, que se tornou a semente do Selo Bejiró”, diz o editor e diretor da Arole Cultural.
O lançamento oficial de Azizi, o Presente Precioso aconteceu durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro de 2019, onde Lucimar Rosa Dias também participou da mesa “Como a velocidade do século XXI atravessa e modifica a relação entre pais e filhos, pais e educadores”, junto com Fernanda Rodrigues e Tania Zagury. De lá, a autora seguiu para o estande da editora no evento, para sessão de autógrafos e contação de histórias aos pequenos leitores.
Azizi
O Presente Precioso
48 páginas, couché colorido, ilustrado
ISBN 9786580637010
Preço de capa: R$39,95
Disponível em www.arolecultural.com.br/shop/azizi e nas melhores livrarias do país.
Sobre Lucimar Rosa Dias (texto)
Lucimar Rosa Dias é professora da Universidade Federal do Paraná, Lucimar Rosa Dias atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação na Linha Educação, Diversidade, Diferença e Desigualdades sociais. Também é Doutora pela USP e mestra pela UFMS com graduação em Pedagogia. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR, vice-coordenadora do GT 21 - Educação e Relações Étnico-Racial da ANPEd, líder do ErêYá - Grupo de Estudos, Pesquisas e Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e chefe da Unidade de Promoção da Igualdade Racial da SIPAD - Superintendência de Igualdade e Inclusão da UFPR. Seu foco de ação tem sido a ERER e a formação de docentes com ênfase na educação infantil, metodologias de trabalho com crianças sobre diversidade étnico-racial e estudos sobre a mulher negra e educação. Além de diversos artigos publicados sobre o tema, Lucimar ainda é autora e coordenadora da “Coleção Outras Histórias – Culturas Afro-brasileiras e indígenas” e dos livros infantis "Cada um com seu jeito! Cada jeito é de um!" e "Azizi, o presente precioso".
Sobre Ana Luisa Maisonnave (ilustração)
Paranaense radicada em São Paulo pelas voltas que a vida dá, cresceu em Foz do Iguaçu, no Paraná, ao lado de uma das sete maravilhas naturais do Mundo. Desde sempre a natureza motivou suas escolhas; foi para São Paulo estudar Biologia na Universidade de São Paulo, onde também trabalhou com produção de cinema e publicidade. Lá, decidiu estudar Ilustração na EBAC, Escola Britânica de Artes Criativas, e a arte tomou uma parte importante da sua vida. A ilustração trouxe novas possibilidades e através dela finalmente pode convergir suas paixões e estender tantos assuntos dissonantes. Fez ilustração científica, oportunidade de unir a biologia com a ilustração, pintou painéis e conheceu, através da Lucimar Dias, o projeto do livro do Azizi, que pelas mãos e pelo talento de Ana ganhou vida através de várias técnicas: aquarela, lápis de cor, colagem e costura. Atualmente dirige uma empresa de design lúdico, a Tacón, e trabalha com ilustração, sempre guiada pela natureza!